quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Caterpillar


Exemplo extraído da vasta literatura do espetacular CMI (contentmarketinginstitute.com/) e reforçado pelo não menos espetacular novo livro de Joe Pulizzi (epiccontentmarketing.com/), o Forum Caterpillar é uma comunidade online onde funcionários da empresa e profissionais interessados - ou que já utilizam os equipamentos da marca - podem trocar informações, esclarecer dúvidas e obter bons conselhos de seus membros.

Apesar do layout um tanto simplório e previsível (e uma navegabilidade apenas aceitável), o volume de interação aparenta ser bem decente. Just in case, não há dúvidas de que se trata de um esforço mais do que válido no sentido de elevar o patamar de aproximação e engajamento da marca com os clientes. Em outras palavras, uma espécie de desconstrução de uma apresentação fria de um produto ou serviço para algo mais humanista.  

As recompensas podem ser muitas e extremamente compensadoras, embora não exatamente no curto prazo: referência nos temas abordados, incremento do share of mind, alvo de recomendações espontâneas, melhor posicionamento nos mecanismos de busca, acréscimo na geração de leads e prospects, captação de insights e necessidades,  termômetro de satisfação, etc. E, claro: aumento dos níveis de lealdade, vendas e rentabilidade. É pouco?   

Estruturado por segmentos de atuação e tipos de interação (blog ou fórum), seria muito legal conferir mais exemplos como este e menos de publicidades geladas, invasivas e/ou egocêntricas. As marcas precisam de mais diálogos e de menos monólogos.

Link para acesso à comunidade online da Caterpillar:

sábado, 24 de janeiro de 2015

O Novo Livro de Regras do Marketing

Mentora e co-fundadora do Marketing Minds (marketingminds.com.br/), Caroline Caracas vem se firmando como uma boa fonte para as novidades e tendências do Marketing. Seus seminários costumam trazer muita gente boa nas mais variadas vertentes da área.

Oportuna também foi a publicação de seu mais recente artigo no site do Mundo do Marketing (mundodomarketing.com.br/). Extremamente pertinente, o texto primou pela simplicidade e pela objetividade - embora o efeito colateral tenha sido a sondagem um tanto rasa do que seriam as melhores estratégias para surfar nessa nova onda. Infelizmente, uma escolha excluiu a outra.

Mas valeu pela provocação. Assim, o gran finale foi mesmo o conjunto das três perguntas espertas e incômodas aos estudiosos do Marketing. Importante, em vista disso, conferir a matéria e refletir sobre.

Link para o artigo na íntegra:

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Buyer Persona Institute


Retomando os trabalhos com uma menção prazerosa ao notável Buyer Persona Institute, uma mescla de consultoria, centro de treinamento e instituto de pesquisa norte-americano, que leva a ciência de entender os consumidores à níveis muito mais agudos e incisivos do que estamos acostumados por aqui.

Fundamentada na metodologia "5 Rings of Buying Insight", a sua fundadora - Adele Revella (sintomático, não?) - se apresenta como uma espécie de "Jesuíta Mor" que pretende catequizar o maior número possível de marqueteiros desavisados. Em suma, ela prega a importância de compreender profundamente o como, o quando e o porque se dá a escolha de um determinado produto ou serviço. E que fique claro: sob o ponto-de-vista dos compradores e com provas irrefutáveis. Mas sem firulas ou perdas de tempo com dados inúteis e irrelevantes. 

A partir deste patamar de compreensão, o pessoal de comunicação deve entrar em campo para exercer a sua influência, no momento, na dose e no conteúdo adequados (evitando, assim, os achismos e os desperdícios tão comuns em nosso meio...). Ou, em outras palavras, afiados diagnósticos para respaldar as estratégias e as táticas de Marketing. E de outras áreas também (em especial, Vendas).

Mas a sacada mesmo é o ritual sugerido para a detecção desses insights relevantes: seguir uma linha qualitativa, pacienciosa e espontânea, na qual o protagonista é o entrevistado e o coadjuvante é o entrevistador. Com muito diálogo, sensibilidade e fluidez. E disposição para ir ao mercado. Quase um trabalho de jornalismo investigativo. Neste caso, os velhos questionários quantitativos são considerados arcaicos, sufocantes e improdutivos.     

O portal é rico em infográficos, slide-share, blog e ainda oferece freebooks, estes sem dúvidas um belo portão de entrada para uma boa assimilação do conceito. Desnecessário lembrar a quase obrigatoriedade para os executivos de Marketing / Inteligência de Mercado que queiram estar na vanguarda dos temas destas áreas, deixarem o site entre os seus favoritos.

Por fim, impossível deixar de transcrever uma frase de Adele Revella em algum canto do site, manifestando o seu desejo do que seria uma afirmação firme e confiante de um de seus discípulos:

"This is what really matters to our buyers: So here's the plan"

Sem mais.

Abaixo o link para o portal: