domingo, 6 de abril de 2014

TuneIn


Não é exatamente um app novo, mas veio dar um gás extra às rádios (do Brasil e do mundo), sempre ameaçadas quando surgem inovações nos meios de comunicação. E para quem gosta de esportes e notícias então (e quer mobilidade), é um prato cheio. O Tunein é um agregador de rádios via internet e utiliza o GPS do próprio smartphone para localizar e/ou sugerir estações. Em função disso, o "malfadado" chiado do AM (este o mais inclinado para esportes e notícias) desaparece e a qualidade de som se iguala ao da FM. Cresce assim o nível, a abrangência e a intensidade da experiência dos consumidores com esse meio de comunicação. Já tentei utilizar apps próprios das rádios (ex.: app da CBN, da Bandeirantes, etc.) mas notei duas desvantagens: 1 - a necessidade de trocar de app para acessar outra rádio, o que acaba tornando o processo mais lento e desconfortável. 2 - alguns "travam" com muita frequência, a uniformidade técnica entre eles não existe. No Tunein, por ser um único aplicativo e um agregador, está tudo ali, de fácil alcance e dificilmente trava. Neste caso, estou considerando o sistema IOS. Não sei como a questão do "travamento" se comporta no Android.

Mas o mais importante é a análise que se pode arriscar a partir dessa inovação: a crescente tendência no uso de ferramentas móveis de conexão à internet - especialmente os tablets e os smartphones - como fortes aliadas para enfrentar os desafios cada vez maiores de mobilidade nos grandes centros urbanos (seja aderindo à eventuais jornadas de home office ou no charmoso café do shopping, crescimento das profissões liberais ou mesmo como fonte de entretenimento), favorecerá a evolução positiva na adesão dos internautas à aplicativos como o Tunein. E, como uma das prováveis consequências, deverá alterar os velhos padrões de investimento em publicidade nas rádios. Até poucos anos atrás, a previsão era quase um apocalipse. Gente "profetizando" que as rádios iriam acabar não faltou. Agora, parece, o jogo está se invertendo. Por meio de uma maior facilidade para aproximação com os ouvintes e do nivelamento da qualidade do som entre as frequências, a oferta de conteúdo certamente aumentará. Possibilidades de novos nichos não atendidos surgirão. O horizonte, agora, é mais positivo do que nunca. E pensar que começou a partir de uma singela "destruição criativa", como diriam Acemoglu & Robinson. De novo, a história da habilidade de se detectar necessidades não atendidas e dificuldades não claramente verbalizadas pelos consumidores. Somente muita sensibilidade e olho clínico podem acender a lâmpada para uma ideia original como essa. Chamei isso em um artigo meu de pesquisas inovadoras baseadas em observação. Resta os empresários de comunicação perceberem esse inusitado movimento social e sintonizarem adequadamente as suas rádios para uma provável audiência (absoluta) superior. Para isso, eles já podem contar, inclusive, com uma recente pesquisa do Ibope atestando esse crescimento do número de pessoas ouvindo rádio pela internet. O Tunein me parece um relevante ator nesse cenário e um dos principais catalizadores dessa movimentação. Para quem, especialmente da minha geração, sempre considerou o rádio um fiel companheiro, essa agitação toda é mais do que promissora. Veio em boa hora. Abaixo um video bem curtindo com mais detalhes sobre o app: