sexta-feira, 16 de junho de 2017

Selfridges

Então é o seguinte:

TODOS OS PROFISSIONAIS E DEMAIS ESTUDIOSOS DE BRANDING E DE MARKETING DEVERIAM ASSISTIR A ESTE DOCUMENTÁRIO. PONTO!

"SECRETS OF SELFRIDGES"


Bom, acho que as caixas altas já bastariam para gritar no radar e levantar as orelhas.

Mas...

A despeito do toque natural de dramatização do material, um sujeito que, no início do século XX, concebeu em um negócio uma série de competências simultâneas - e que hoje as consideramos de vanguarda -, mereceria entrar no seleto grupo dos mais relevantes empresários da história. Hoje é quase esquecido. Seu nome: Harry Gordon Selfridge, fundador da Selfridges, tradicional loja de departamentos de Londres, fundada em 1909. 

As principais competências da série:
  • Visão estratégica
  • Senso de oportunidade
  • Entendimento do conceito de propósito de marca
  • Mix de produtos e serviços que segue o propósito
  • Publicidade maciça como alavanca do projeto (ideia) 
  • Marketing social como estratégia de imagem e de vendas lucrativas
  • Storytelling
  • Marketing de experiência
  • Capacidade de execução 
  • Gestão de risco
  • Trade Marketing (arquitetura, merchandising, brandsense e campanhas de impacto)
  • Atendimento a clientes (foi inovador no conceito de self-service em Londres)
  • Endomarketing (engajamento da equipe)

Tudo isso, antes do primeiro tri do século XX.

Permeando o relato, deliciosas pitadas históricas e macroeconômicas, e um molhinho especial sobre a vida de Harry, no qual não deixa de impactar, de certa forma, a trajetória da marca.  O final é surpreendente.

Uma amostrinha do pensamento de Selfridge:

"A SHOP SHOULD BE LIKE A SONG OF WHICH YOU NEVER TIRE"

Desde 2003, a marca está sob o comando de uma bilionária família canadense do ramo varejista.

O documentário está no Netflix.