domingo, 15 de maio de 2016

Walter Susini


Mais um que advoga a favor do conteúdo patrocinado.

Semana passada, o italiano Walter Susini - presidente da mcgarrybowen no Brasil - fez uma reflexão interessante sobre a dicotomia entre publicidade tradicional e conteúdo patrocinado.

Algumas conclusões pertinentes, embora não exatamente novidades:
  • As pessoas estão cada vez menos tolerantes à publicidades egocêntricas e invasivas.
  • Em geral, fomos bombardeados durante décadas por comerciais ruins.
  • As marcas, por outro lado, continuam com a necessidade de se expor (e será assim sempre).
  • A solução: criação de comerciais emocionais e revelantes (a criatividade é a moeda do jogo).
  • Nesse sentido, atual mídia de referência para buscar tal inspiração: YouTube. 
  • Por meio de geração de conteúdo, marketing pode tornar-se centro de receita (direta).
  • Conteúdo, grosso modo, pode se dividir entre entretenimento e prestação de serviços.
  • Cuidado com publicidade para celular.

Mais algumas pequenas contribuições deste humilde blogueiro:

- É preciso conhecer profundamente o seu público-alvo (e suas necessidades explícitas ou não).
- É preciso mapear o perfil e as principais estratégias dos concorrentes mais significativos.
- É preciso entender as tendências mais substanciais do seu mercado.
- É preciso dimensionar corretamente os recursos para esse desafio.

Quem disse que seria fácil?

A entrevista na íntegra:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/