Mais um que advoga a favor do conteúdo patrocinado.
Semana passada, o italiano Walter Susini - presidente da mcgarrybowen no Brasil - fez uma reflexão interessante sobre a dicotomia entre publicidade tradicional e conteúdo patrocinado.
Algumas conclusões pertinentes, embora não exatamente novidades:
- As pessoas estão cada vez menos tolerantes à publicidades egocêntricas e invasivas.
- Em geral, fomos bombardeados durante décadas por comerciais ruins.
- As marcas, por outro lado, continuam com a necessidade de se expor (e será assim sempre).
- A solução: criação de comerciais emocionais e revelantes (a criatividade é a moeda do jogo).
- Nesse sentido, atual mídia de referência para buscar tal inspiração: YouTube.
- Por meio de geração de conteúdo, marketing pode tornar-se centro de receita (direta).
- Conteúdo, grosso modo, pode se dividir entre entretenimento e prestação de serviços.
- Cuidado com publicidade para celular.
Mais algumas pequenas contribuições deste humilde blogueiro:
- É preciso conhecer profundamente o seu público-alvo (e suas necessidades explícitas ou não).
- É preciso mapear o perfil e as principais estratégias dos concorrentes mais significativos.
- É preciso entender as tendências mais substanciais do seu mercado.
- É preciso dimensionar corretamente os recursos para esse desafio.
Quem disse que seria fácil?
A entrevista na íntegra:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/