Aconteceu no último dia 5 de outubro a abertura do Industry Day em São Paulo, evento organizado pelo EPIC (https://www.epicpeople.org/), uma instituição de origem norte-americana que estimula o conhecimento, os valores e a prática da etnografia como meio para gerar inovações relevantes em empresas de qualquer porte ou natureza.
O encontro em Sampa fez parte das comemorações dos dez anos da organização e contou com "gente" graúda como a Intel, o Google e a Nissan, mas também com gratas surpresas como a Insitum e a ReD Associates. Além disso, trouxe indicações bibliográficas sobre o assunto.
O mais importante foi reforçar "in loco" a visão sobre o poder cada vez maior do uso das ciências humanas como alavanca para a inovação significativa e duradoura para os negócios. Também gerou a percepção de que o Brasil está atrasado neste tema e que, até por isso, as oportunidades de avanço nesse campo - para profissionais e empresas - são enormes.
Como chorinho, a descoberta de uma revista bem bacana sobre estudos culturais, comportamentais e antecipação de tendências, escrita por especialistas em...gente.
Vale conferir: