domingo, 25 de outubro de 2015

Simplification


E lá se vão quase 20 anos de um artigo que se tornou um clássico do marketing estratégico.

Meio que escondido na vastidão da internet, é um texto obrigatório para os estudiosos do tema.

Provando-se atemporal, trata-se de um exame cuidadoso sobre a guinada da Procter & Gamble no início dos anos 1990, capitaneada pelo então chairman da companhia, John Pepper.

O conteúdo aborda, em linhas gerais, um longo e penoso processo de racionalização de produtos, que teve como principais consequências uma melhor assimilação do mix pelo mercado (menos confusão), redução de custos (propiciando margens maiores e preços mais competitivos), diminuição da burocracia com o varejo, expectativa de adaptação mais célere do novo cardápio P&G em âmbito global e, no final das contas (e o mais importante), servir melhor os clientes e os consumidores.  

Fundamentado em dados de pesquisa de mercado, no histórico de vendas dos canais e nas teorias de posicionamento (notadamente as correntes de Jack Trout e Al Ries), o valor agregado da análise é percebido pela série de marcas que, posteriormente, trilharam o mesmo caminho da empresa de Cincinnati. 

Posto isso, é impossível não ressaltar os incríveis 25% sobre sales o tamanho do budget de marketing da P&G em meados da última década do século XX. Mas eles decidiram traçar metas para que esse colosso fosse reduzido à "somente" 20%. Prova de que o branding e o marketing são mesmo o DNA da Procter.

O artigo na íntegra:

domingo, 18 de outubro de 2015

GoPro Awards


Só para os proprietários de uma GoPro:

Mais uma iniciativa de marketing de experiência e engajamento com os usuários da marca, que tem tudo para ser um mega sucesso. 

Trata-se de um programa de recompensa aos que compartilharem as suas fotos e videos em um hotsite dedicado à campanha e que, posteriormente, terá o seu material divulgado por meio dos diversos canais de mídia da GoPro.

Como incentivo, os prêmios serão polpudos (até U$ 5 milhões...). Por sua vez, os critérios são bem definidos, o nível de exigência é alto e os temas variados. Só podia ter um destaque maior na home do site...

Obviamente, ações de experiência e engajamento não são novidades mas, felizmente, as vemos com uma frequência maior, sinalizando, assim, uma redução do território da publicidade tradicional, reiteradamente boring e pouco efetiva...

O estímulo à auto-expressão das pessoas é sempre uma boa aposta.

Fonte:


sábado, 10 de outubro de 2015

Industry Day


Aconteceu no último dia 5 de outubro a abertura do Industry Day em São Paulo, evento organizado pelo EPIC (https://www.epicpeople.org/), uma instituição de origem norte-americana que estimula o conhecimento, os valores e a prática da etnografia como meio para gerar inovações relevantes em empresas de qualquer porte ou natureza.

O encontro em Sampa fez parte das comemorações dos dez anos da organização e contou com "gente" graúda como a Intel, o Google e a Nissan, mas também com gratas surpresas como a Insitum e a ReD Associates. Além disso, trouxe indicações bibliográficas sobre o assunto.

 

O mais importante foi reforçar "in loco" a visão sobre o poder cada vez maior do uso das ciências humanas como alavanca para a inovação significativa e duradoura para os negócios. Também gerou a percepção de que o Brasil está atrasado neste tema e que, até por isso, as oportunidades de avanço nesse campo - para profissionais e empresas - são enormes. 

Como chorinho, a descoberta de uma revista bem bacana sobre estudos culturais, comportamentais e antecipação de tendências, escrita por especialistas em...gente.

Vale conferir:

domingo, 4 de outubro de 2015

Festina

E da série "as-embalagens-mais-bacanas-do-mundo", uma da Festina, tradicional marca Suíço-Espanhola de relógios. Por meio dela, foi possível demonstrar claramente um dos benefícios do produto sem, sequer, precisar abrir a sua embalagem. 


Em resumo, o pacote é preenchido com água destilada e o relógio fica suspenso nele. Por vezes menosprezadas, as embalagens podem - sim - ser um elemento diferenciador para a marca.

Agência: Scholz & Friends
http://www.scholz-and-friends.de/

Fonte:
http://www.creativebloq.com/

Inbound Marketing


Para quem tiver interesse em ingressar no mundo do Inbound Marketing - uma espécie de mescla entre técnicas de pesquisa de mercado, CRM, marketing de conteúdo e mídia - o guia da AKNA é uma boa porta de entrada. Mas só isso!

O pleno êxito no uso da técnica dependerá de um bom aprofundamento e de uma forte interação entre os tópicos acima mencionados (além de muita disciplina, persistência e uma provável ajuda de especialistas...). Se vale a pena? Sim, por uma razão muito simples: as pessoas estão cada vez mais fartas de publicidades tradicionais, massificadas, sem relevância e fora de hora. Pouco?

Mas, então, deve-se riscar do mapa a publicidade tradicional? Não. É só dosar melhor.

Link para o download gratuito do material:

Fonte: